segunda-feira , 25 junho 2018

No Banner to display

Rondônia vai participar pela primeira vez da 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Compartilhe:

Além do enfrentamento de vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento escolar, o Programa Saúde na Escola (PSE) incluirá, este ano, a Secretaria Estadual de Educação, na 9ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, que acontecerá em julho.

O evento nacional promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nasceu em 2001 e se destina ao engajamento de professores de biologia, ciências, física e química no Ensino Fundamental II [6º ao 9º ano] e Médio, incluindo o EJA, em, projetos dessas áreas, informou nesta terça-feira (6) a coordenadora do programa, Maria Inês Fernandes.

“É a primeira participação de Rondônia, e por essa razão pedimos aos professores que apresentem projetos para que alcancemos o primeiro lugar”, comentou Maria Inês. Segundo ela, o evento qualifica o professorado na multiplicação de conhecimentos e dá prêmios.

De 392 escolas no biênio 2014-2015, o PSE passou a 619 no ano passado. O número de alunos pactuados também aumentou: de 154,9 mil para 204,3 mil [32%], incluindo crianças de 90 creches.

A olimpíada atende às exigências dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda mundial firmada na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2015. Estimam-se 169 metas alcançadas até 2030.

Maria Inês lembrou o potencial da Seduc nesse aspecto: “Temos em diversas escolas professores motivados e alunos também, muitos deles já premiados em feiras de ciência e tecnologia, e assim também podemos nos destacar em saúde e meio ambiente”.

Criado em 2007 como política intersetorial, com a finalidade de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino, o PSE funciona por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

Ela ressalta ainda parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que resultou em avanços. “O 5º Encontro Integrando Saberes com Saúde, por exemplo”, mencionou.

Esse evento, promovido no ano passado, contou com a presença de representantes da educação em municípios e a parceria da Agevisa visou diretamente ações preventivas a doenças sexualmente transmissíveis.

No final do ano o PSE também realizou oficina pedagógica de qualificação do professorado estadual e municipal, e coordenadorias regionais de educação, incentivando-os a contribuir com saúde e meio ambiente.

 

Fonte:Rondoniagora

Veja Também

o_1cgf58chrkpb12lc1laj1ccc1kuoa

Detran informa horário de atendimento durante a Copa do Mundo

O Departamento Nacional de Trânsito de Rondônia (Detran-Ro) informa que, durante os jogos da primeira …

No Banner to display



Deixe seu Comentário

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *