sábado , 21 outubro 2017

No Banner to display

2º Torneio de Sinuca vai reunir os feras do taco em Ouro Preto do Oeste

Compartilhe:

O município de Ouro Preto do Oeste volta a ser palco da bola pesa e taco quando a nata dos amantes da sinuca vão se encontrar no 2º Torneio de Sinuca do Bar do Maranhão, quando estarão em disputa gordas premiações em dinheiro para os vencedores. Segundo o organizador Evilânio Sodré da Silva o 2º torneio de sinuca é um evento que terá a presença dos melhores jogadores de Rondônia e para tanto o local o Bar do Maranhão localizado na Rua João de Oliveira, bairro Jardim Bandeirantes próximo ao Ginásio de Esportes está sendo preparado para receber os amantes deste esporte. Informações e inscrições com Evilânio fone 99218-8474. Nem todo mundo sabe, mas o jogo de sinuca é considerado um esporte.

Evilânio pontuou que o Bar do Maranhão foi estrategicamente escolhido pela segunda vez para sediar o torneio de sinuca. “É um dos mais tradicionais de Ouro Preto do Oeste, referência para quem gosta de esportes, enfim, o lugar certo para acolher o torneio de um dos jogos mais populares do Brasil, que é a sinuca”, afirma o organizador que espera um grande público assim como aconteceu na primeira edição do torneio.

Sobre a sinuca: Nada se sabe com certeza sobre a origem do bilhar. Modernamente, as primeiras citações do bilhar aparecem em livros editados nos séculos XVI e XVII. Por volta de 1800, o jogo já se apresentava mais ou menos como é hoje. Antes dessa data, a mesa costumava ser coberta por uma série de obstáculos, como pinos, arcos de ferro, etc., que as bolas deveriam atravessar ou circundar. As caçapas eram originalmente buracos cortados na superfície da mesa.

O taco com que inicialmente as bolas eram impulsionadas sofreu gradativas transformações, e em fins do séc. XVIII a ponta do taco era perfeitamente chata. Mais tarde foi ligeiramente arredondada; e finalmente descobriu-se que a aglutinação ao taco de uma ponta de couro, fibra ou plástico, permitiria jogadas mais perfeitas. As bolas de bilhar antigamente eram feitas de marfim. No séc. XX começou a ser usada uma bola termoplástica, obtida de uma mistura de nitrocelulose, cânfora e álcool. A partir de 1920, as bolas passaram a ser de resina sintética, que são mais duravéis e possuem maior brilho em relação às bolas de marfim.

O bilhar possui as seguintes modalidades: – Bilhar inglês – Bilhar francês – Bilhar de 3 tabelas – Bilhar de bolso – Snooker O termo sinuca, é uma adaptação moderna do inglês snooker, nome com que a modalidade do jogo foi introduzida no Brasil a partir de 1889. De todos os jogos de bilhar, a sinuca (snooker) é sem dúvida o mais popular no Brasil que tem na figura do Rui Chapéu o seu maior expoente com sua habilidade em manusear o taco.

Rui Chapéu

José Rui de Mattos Amorim, mais conhecido como Rui Chapéu, é um jogador de sinuca brasileiro, radicado em São Paulo. Tornou-se famoso ao dar aulas de bilhar na Rede Bandeirantes na segunda metade da década de 1980.

No fim da década de 1970 Rui largou a profissão de caminhoneiro e passou a viver de seu verdadeiro talento, a sinuca, cruzando o Brasil em apresentações. Entre 1984 e 1992, Rui Chapéu dava aulas de sinuca através da Rede Bandeirantes, em jogos transmitidos aos domingos.
Seu maior feito foi vencer o inglês Steve Davis, então campeão mundial de sinuca, em 1986 e em 1987.

Fonte: www.ouropretoonline.com

Veja Também

Atleta da WS Jaru assina seu primeiro contrato como jogador profissional no América-MG

Oportunidade de mostrar o talento rondoniense, o jovem Diego Venezuela de 17 anos assinou contrato …

No Banner to display



Deixe seu Comentário

comentários



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *